Você está aqui

Empresas gaúchas participam de evento em busca de oportunidades no mercado dos EUA

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com o Serviço Comercial do Consulado Americano, o U.S. Day – Inovação, Internacionalização, Liderança e Aceleração de Crescimento trouxe a oportunidade para empresas darem início ou incrementarem seus negócios com os americanos. “Nos orgulhamos em ver o setor privado impulsionando a criação de emprego. Aqui no Brasil, o investimento dos Estados Unidos sustenta mais de 530 mil empregos. Meio milhão de famílias colocam comida na mesa e podem apoiar os sonhos de seus filhos, graças a essa relação”, afirmou a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean, durante a solenidade de abertura.

Para o coordenador do conselho de comércio exterior na FIERGS (Concex), Aderbal Lima, a dinâmica do investimento externo entre RS e EUA aponta para um intercâmbio maduro e com amplo potencial de expansão. “A relação comercial entre Rio Grande do Sul e norte-americanos é caracterizada por três aspectos: solidez, pujança industrial e inovação. O país é o segundo principal destino das exportações gaúchas e a terceira maior origem das importações do estado. Mais do que um fluxo robusto, a pauta dessas trocas é premiada por tecnologia, pesquisa e desenvolvimento”, observou.

Na primeira palestra do evento, realizado na quarta-feira, na FIERGS, o sócio da Center for Innovation, Excellence and Leadership (IXL Center), Hitendra Patel, falou sobre a importância da inovação na internacionalização da uma empresa. “O primeiro ponto é que você precisa melhorar a estratégia de crescimento. Para isso, todos os dias, devemos perguntar: o que posso fazer? O que mais eu devo fazer? Quando pensamos em crescimento chegamos no segundo ponto, ‘pensar diferente’. E pensar diferente fará com que as ideias mentalizadas deem certo. Por pensar diferente, será necessário agir. Agir de forma diferente não é fazer as coisas dentro do prazo e do orçamento. É sobre fazer coisas”, avaliou.

Os painéis seguintes foram marcados pelos temas O que os EUA nos ensina sobre como liderar para acelerar o crescimento de equipes e organizações, com o diretor internacional da IXL Center, Eduardo Diogo; e Como expandir seu negócio nos Estados Unidos (seja o caçador e não a caça), ministrado pelo presidente e CEO da Boston Innovation Gateway (BIG) e IXL Center, Manuel Mendes.

Na parte final, representantes de empresas puderam participar de reuniões individuais com executivos de alimentos e bebidas dos Estados Unidos. Eles são compradores norte-americanos que distribuem para supermercados, foodservices, companhias de cruzeiros, lojas de conveniência e 1,99.

Publicado quarta-feira, 20 de Março de 2024 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat